A Blukit, indústria catarinense de soluções hidráulicas, adquiriu uma impressora 3D AF 350 da 3D Systems.
Com a impressão 3D, a empresa afirma ter crescido em 60% no desenvolvimento de protótipos para novos produtos junto ao seu setor de engenharia.
Anteriormente, a Blukit já trabalhava com protótipos 3D, mas eles eram apenas digitais.
Com a produção terceirizada de protótipos, o investimento médio mensal da Blukit na era cerca de 25% mais do que o custo de aquisição da nova impressora.
Quando as peças eram enviadas para o desenvolvimento do ferramental, por exemplo, eram grandes as chances da necessidade de ajustes nos moldes de injeção plástica.
Isso acontecia após a construção e o processo de try-out para produção em larga escala por injeção plástica, o que gerava alto desperdício financeiro e de tempo.
O modelo adquirido pela Blukit, imprime nos materiais ABS, PLA, PETG, TPU, todos os filamentos premium e a maioria dos filamentos em polímeros de engenharia (ponto de fusão 300°C).
Com velocidade de impressão de até 200 mm/s e velocidade de deslocamento livre de 300 mm/s, seu volume de impressão é de 300 mm de largura x 240 mm de profundidade e 350 mm de altura.
Junto com a concorrente Stratasys, a 3D Systems é uma das maiores empresas de impressoras 3D do mundo.
A companhia passou a ter uma presença mais forte no Brasil a partir de 2014, quando adquiriu a sua maior distribuidora no país, a paulista Robtec.
A Blukit é uma empresa catarinense de produtos hidráulicos e acessórios para cozinhas, banheiros, áreas de serviço, jardins e gás, com 30 anos de mercado.
A companhia atende seis países: Uruguai, Argentina, Paraguai, Equador, Panamá e Estados Unidos.
Possui mais de 750 colaboradores e um portfólio com cerca de 4 mil itens. Neste ano a empresa obteve um crescimento de 11,2%, comparado ao ano anterior, e projeta um índice de 15% para 2020.
Fonte: https://www.baguete.com.br/noticias/18/12/2019/blukit-investe-em-impressao-da-3d-systems