Impressoras de grandes formatos: manutenção

Com o passar do tempo, é comum que as impressoras de grandes formatos apresentem problemas, como a perda da qualidade da impressão, danos aos materiais e desgaste das peças. Afinal, as impressoras de grandes formatos são utilizadas com bastante intensidade.

Embora alguns problemas sejam fáceis de resolver, se não houver uma manutenção frequente, a situação pode se agravar e causar prejuízos financeiros.

A manutenção regular das impressoras de grandes formatos contribui para prolongar a vida útil do equipamento. Além disso, é mais econômica e mais eficiente do que os consertos e a aquisição de novas máquinas. 

Neste artigo, vamos dar dicas de manutenção das impressoras de grandes formatos para ajudar sua empresa na preservação desses equipamentos. Gostou do tema? Então continue a leitura para saber mais! 

O que são impressoras de grandes formatos?

As impressoras de grandes formatos são projetadas especificamente para imprimir em tamanhos maiores do que as impressoras convencionais. Por isso, elas são amplamente utilizadas em várias formas de publicidade, na arquitetura, engenharia, design gráfico, fotografia, setor têxtil e na impressão de embalagens.

A principal função das impressoras de grandes formatos é imprimir imagens, gráficos e textos em formatos maiores, como banners, cartazes, sinalizações, desenhos técnicos, plantas arquitetônicas, fotografias de grande porte e até mesmo tecidos e materiais flexíveis. Elas permitem a reprodução de trabalhos em alta resolução, com qualidade e detalhes precisos.

Essas impressoras são capazes de lidar com uma variedade de substratos, incluindo papéis, lonas, vinis, tecidos, plásticos e materiais rígidos, dependendo do modelo e das especificações da impressora. 

Além disso, oferecem recursos avançados, como múltiplas cores, opções de acabamento, impressão frente e verso, além de tecnologias como impressão UV, látex ou à base de solvente.

As impressoras de grandes formatos executam um papel crucial em setores nos quais a apresentação visual é essencial, permitindo a produção de materiais promocionais, sinalizações, peças de comunicação visual e outros elementos que garantem um tamanho maior e uma qualidade de impressão excepcional.

Devido a essa multiplicidade de funções, as impressoras de grande formatos precisam de manutenção para preservar a qualidade e a produtividade das impressões. 

Como fazer a manutenção das impressoras de grandes formatos?

Como vimos, as impressoras de grandes formatos são equipamentos diferenciados, que necessitam de manutenção regular para não prejudicar a qualidade dos produtos e, consequentemente, a rentabilidade do negócio. Só que existem vários tipos de manutenção. Vamos entender melhor.

Manutenção corretiva

Como o próprio nome diz, a manutenção corretiva visa corrigir as falhas de impressão ou danos ao equipamento. A manutenção corretiva pode ser planejada ou não planejada. 

Na forma planejada, a manutenção corretiva corrige um problema detectado em uma inspeção de rotina. Justamente por isso, os problemas identificados nesse tipo de manutenção costumam ser mais fáceis de resolver e não prejudicam a produção.

A manutenção não planejada ocorre quando o equipamento apresenta defeito e já interrompeu ou atrasou a produção. Nesse caso, a manutenção costuma ser mais cara e demorar mais tempo, prejudicando a produção e aumentando os custos operacionais.

Manutenção preventiva

Este tipo de manutenção visa evitar danos aos equipamentos e paralisação da produção com medidas preventivas. Quais medidas? Vamos descobrir.

Limpeza

Essa é a etapa mais básica da manutenção preventiva. Para limpar a impressora corretamente é necessário desmontar a máquina. Só então, é possível limpar cada peça separadamente, o que permite uma limpeza uniforme. 

Evidentemente, a limpeza de uma impressora de grandes formatos exige um serviço profissional, para remontar a impressora adequadamente.

Lubrificação

Após a limpeza, é necessário lubrificar a impressora. Assim como na limpeza, a lubrificação deve ocorrer em todas as partes necessárias para então remontar a máquina. 

Como cada componente pode precisar de diferentes lubrificantes, é importante que a equipe de manutenção tenha os lubrificantes desenvolvidos para cada peça. 

Regulagem

Depois da lubrificação e da montagem é necessário regular e calibrar todas as peças e verificar se ela está funcionando normalmente. É bastante comum que, com o uso, as peças sofram desgaste e fiquem descalibradas. 

Por que a manutenção das impressoras de grandes formatos é tão importante?

Quando a impressora de um escritório apresenta falhas, é possível redirecionar as impressões para outro setor até concluir o conserto. Para pequenos escritórios, é possível alugar ou até usar uma impressora doméstica.

O mesmo não acontece com impressoras de grandes formatos. Nem sempre as empresas dispõem de uma segunda máquina e o aluguel pode ser caro. Em qualquer das situações, o conserto e o aluguel aumentam os custos operacionais.

Por isso, contar com a assistência técnica é fundamental para garantir o bom funcionamento das impressoras, a capacidade de produção e a rentabilidade do negócio. Assim, a empresa evita custos desnecessários, além de proporcionar o melhor serviço aos seus clientes.

Conheça as soluções da Avante Printer

A Avante Printer é especialista em manutenção de impressoras e possui soluções diferenciadas em serviços de outsourcing de impressão. Ao contratar o outsourcing da Avante Printer, a sua empresa direciona os esforços para as suas atividades centrais. Como resultado, sua empresa ganha em organização e produtividade.

Sua empresa terá acesso aos processos de impressão mais avançados com impressoras digitais de alta tecnologia. Assim, sua empresa vai causar a melhor impressão. Portanto, entre em contato e conheça nossas soluções!


×