Conheça práticas sustentáveis na impressão em grandes formatos


A impressão em grandes formatos, também conhecida como impressão de grande formato ou impressão de larga escala, refere-se ao processo de impressão de materiais gráficos em tamanhos maiores do que os convencionais. 

Para isso, são utilizadas impressoras específicas, conhecidas como impressoras de grande formato ou plotter de impressão. 

Essas impressoras possuem características que permitem a impressão em materiais de largura e comprimento maiores, utilizando tecnologias como jato de tinta, solvente, látex ou sublimação.

Geralmente, a impressão em grandes formatos utiliza materiais de dimensões superiores ao formato A3 (297 mm x 420 mm), como banners, cartazes, adesivos, painéis de sinalização, painéis de eventos, envelopamento de veículos, entre outros.

Por sua ampla utilização em áreas como publicidade, marketing, comunicação visual, arquitetura e decoração, tornou-se fundamental pensar em práticas sustentáveis para a impressão em grandes formatos como uma forma de contribuir para a sustentabilidade dessas atividades. 

Neste artigo, vamos entender o que são práticas sustentáveis e como aplicar essas práticas às atividades de impressão em grandes formatos. Gostou do tema? Então continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que são práticas sustentáveis?

Geralmente quando pensamos em práticas sustentáveis, atribuímos as ações de uma empresa a uma boa relação com o meio ambiente. Para a maioria das pessoas, as práticas sustentáveis estão associadas exclusivamente às questões ecológicas. 

Entretanto, as práticas sustentáveis são mais abrangentes. Essas ações e comportamentos visam minimizar o impacto não apenas ambiental, mas também social e econômico das atividades humanas, garantindo a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras. 

Essas práticas envolvem a adoção de medidas e estratégias que promovem o uso eficiente de recursos naturais, a redução da emissão de poluentes, o manejo responsável dos resíduos, o respeito aos direitos humanos, à legislação e à equidade social.

Uma empresa que adota práticas sustentáveis obedece a critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Esses critérios são utilizados para avaliar o seu desempenho e a sustentabilidade de suas atividades. 

Assim, a atuação de uma empresa sustentável também considera o impacto de suas ações em seus stakeholders, como clientes, colaboradores, investidores, fornecedores e a comunidade onde atua.

Como aplicar práticas sustentáveis à impressão em grandes formatos?

A impressão em grandes formatos está inserida em um contexto empresarial que envolve a comunicação visual. Assim, práticas sustentáveis de impressão em grandes formatos fazem parte de ações empresariais também sustentáveis.

Uma dessas ações diz respeito à relação com os fornecedores. Entender o seu processo de produção, onde compram matéria-prima e se existe respeito à legislação trabalhista e ambiental são aspectos importantes das práticas sustentáveis. 

Outro aspecto fundamental é adotar essas práticas dentro da empresa. Por isso, é importante que a empresa, como um organismo, esteja minimamente organizada internamente. 

Isso significa obedecer aos critérios não apenas ambientais, mas também sociais e de governança. Uma vez que a empresa está organizada, é possível criar um ecossistema sustentável ao nosso redor, incluindo toda a cadeia de abastecimento.

Entretanto, é na produção que a adoção de práticas sustentáveis é mais visível. Vamos conhecer algumas delas:

Uso de materiais ecológicos

O uso de materiais de impressão ecológicos, como substratos reciclados ou certificados por organizações ambientais são uma importante prática na impressão em grandes formatos. 

As tintas ecológicas, por exemplo, são fabricadas à base de água. Por isso, são menos tóxicas e têm menor impacto ambiental do que as tintas à base de solvente. 

Utilização eficiente de recursos

A utilização eficiente dos recursos na impressão em grandes formatos é um aspecto importante para promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental dessa atividade. 

Assim, aplicar a impressão sob demanda, utilizando somente a quantidade necessária de material e de energia, evita desperdícios e o consumo desnecessário de água e outros recursos, bem como preserva os equipamentos, prolongando a sua vida útil. 

Outra forma de aproveitar os recursos com eficiência é estabelecer rotas otimizadas para entrega do material. Como resultado, a empresa gasta menos combustível e polui menos o ambiente.

Conheça as soluções da Avante Printer

A impressão em grandes formatos oferece diversas vantagens, como a possibilidade de reproduzir imagens de alta resolução, cores vibrantes, durabilidade dos materiais impressos e flexibilidade na escolha dos substratos utilizados (papel, vinil, tecido, lona, entre outros). 

A impressão em grandes formatos permite a personalização de materiais conforme as necessidades e a motivação dos clientes, por isso, é uma área importante da comunicação visual, 

Como vimos, a impressão em grandes formatos pode incorporar práticas para reduzir o impacto ambiental. Além disso, ações que obedecem não apenas a critérios ambientais, mas também a critérios sociais e de governança corporativa são fundamentais para promover a sustentabilidade nessa atividade.

A Avante Printer é uma empresa do Grupo Avante Soluções, criada para o segmento de impressão digital em grandes formatos, que tem como principal objetivo oferecer aos nossos clientes soluções eficazes para o seu crescimento contínuo. 

Adotamos práticas sustentáveis em nossas atividades, aliando a nossa experiência à qualificação dos nossos colaboradores para oferecer as melhores soluções aos nossos colaboradores. Entre em contato conosco e comprove!