Sua manutenção de impressoras está em dia?

 

A manutenção de impressoras é fundamental para garantir a qualidade da impressão e a vida útil do equipamento. Com a chegada do segundo semestre, começaram os pedidos para os brindes e o material didático para o próximo ano. 

Por isso, suas impressoras precisam estar em pleno funcionamento para atender à demanda dos clientes. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da manutenção de impressoras estar em dia. Se ainda tem dúvidas, continue com a gente e boa leitura!

Quais os prejuízos da falta de manutenção de impressoras?

Geralmente só compreendemos a importância de fazer a manutenção de um equipamento quando ele para. Isso acontece com o carro, com os eletrodomésticos e com o computador que você está usando para ler este artigo.

Acontece que quando trabalhamos com máquinas industriais, a falta de manutenção pode fazer a diferença entre fechar um pedido ou deixá-lo para o concorrente. Pode ainda afetar a nossa credibilidade e o nosso espaço no mercado.

Para as gráficas e empresas que possuem equipamentos próprios de impressão, a ausência ou a manutenção de impressoras de forma irregular pode gerar diversos prejuízos. Já falamos sobre as vantagens da manutenção de impressoras e agora vamos conhecer os prejuízos dessa falta de cuidado;

Baixa qualidade de impressão

Imagine que seu cliente solicitou a impressão de material para um treinamento corporativo com altos executivos da empresa e seus stakeholders. Na data marcada, sua gráfica entrega um material com linhas irregulares, manchas, cores desbotadas e texto ilegível. 

A baixa qualidade de impressão é um dos efeitos imediatos da falta de manutenção de impressoras. Como resultado, sua empresa entrega documentos de baixa qualidade que podem comprometer a imagem profissional do negócio.

Desperdício de suprimentos

Vamos imaginar que você tem um custo praticamente fixo com suprimentos como tintas e papel, variando apenas de acordo com as alterações de produção. 

Com o passar do tempo, você percebe que o consumo de tinta e papel aumentou de forma desproporcional e que os problemas de qualidade estão levando à necessidade de reimpressões. 

Além da perda de produtividade, a falta de manutenção de impressoras resulta em desperdício de recursos e custos adicionais, o que torna as atividades menos rentáveis.

Vazamentos de tinta

Outro problema bastante comum decorrente da falta de manutenção de impressoras são os vazamentos de tinta. Esses vazamentos podem causar manchas indesejadas em documentos e superfícies, além de sujar o ambiente de trabalho. 

Danos ao equipamento

A falta de limpeza e manutenção pode resultar em danos aos componentes internos da impressora, como cabeças de impressão, fusores e roletes, levando ao aumento dos custos de reparo.

Negligenciar esses problemas pode fazer com que eles se agravem ao longo do tempo. Como resultado, sua empresa precisará de atendimentos de urgência, que são mais complexos e dispendiosos. Isso pode impactar significativamente o orçamento da empresa.

Substituição prematura de equipamentos

A falta de manutenção pode encurtar a vida útil da impressora, o que pode levar a uma substituição prematura. Isso representa um investimento financeiro maior do que a manutenção regular.

Interrupções operacionais

Impressoras que não recebem manutenção regular são mais propensas a falhas e paralisações inesperadas. Como resultado, os fluxos de trabalho sofrem interrupções, os colaboradores ficam ociosos e perdem produtividade. Tudo isso atrasa a entrega dos projetos e compromete a relação com o seu cliente. 

Piora do clima organizacional

Pode parecer exagero, mas equipamentos que quebram constantemente e a necessidade frequente de refazer o trabalho, certamente vão deixar os colaboradores insatisfeitos. 

Todos nós já presenciamos reclamações de funcionários que, apesar da dedicação, tem resultados de baixa qualidade por causa das falhas dos equipamentos.

Custo ambiental

Hoje em dia não é possível pensar em eficiência empresarial sem levar em consideração a sustentabilidade das operações.

Impressoras em mau estado podem vazar produtos químicos e materiais prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, a substituição de equipamentos prematuros gera resíduos eletrônicos, demandando da empresa ações antecipadas de logística reversa.

Avante Printer: sua manutenção de impressoras em dia

Como vimos, a falta de manutenção de impressoras pode ter um impacto significativo na eficiência, nos custos operacionais, na confiabilidade e até mesmo no clima organizacional de uma empresa. 

Investir na manutenção regular das impressoras é uma abordagem proativa para evitar esses prejuízos. Portanto, a manutenção de impressoras não deve ser vista apenas como uma tarefa adicional, mas sim como um investimento na eficiência, economia e qualidade geral do trabalho.

Com serviços de manutenção preventiva e corretiva, colorimetria, instalação ou alteração do local de impressoras (o que exige uma verificação de pontos de rede e estrutura elétrica) e reparo e manutenção de placas eletrônicas, a Avante Printer tem soluções completas e personalizadas.

 

Nossos contratos são formulados para atender às necessidades de impressão de nossos clientes de forma eficiente com o menor custo do mercado.  Quer deixar a sua manutenção de impressoras em dia? Então entre em contato conosco!

 
×