Gráfica rápida: é possível começar com pouco dinheiro!


A gráfica rápida é um estabelecimento especializado em serviços de impressão de alta qualidade, em pequenos ou grandes detalhes, muitas vezes com prazos mais curtos de entrega.

As gráficas rápidas oferecem uma diversidade de serviços como impressão digital, encadernação, cópias, impressão em grandes formatos, serviços de design gráfico, entre outros. 

Apesar da diversidade de serviços, a gráfica rápida nem sempre começa maquinário amplo. Muitas vezes, as empresas de serviços gráficos começam pequenas em um ambiente doméstico.

Porém, com um planejamento cuidadoso e uma abordagem focada, é possível começar uma gráfica com baixo investimento e expandir gradualmente seu alcance e serviços. 

Gostou do tema? Então vamos conversar sobre como montar uma gráfica rápida com pouco dinheiro. Continue com a gente e boa leitura!

Como montar uma gráfica rápida com pouco dinheiro?

Criar uma gráfica rápida com baixo investimento requer planejamento cuidadoso e uma escolha inteligente de recursos. Aqui estão algumas etapas para ajudá-lo a iniciar:

Capacitação

O mercado de gráfica rápida é altamente competitivo. De acordo com o Sebrae, a variação de buscas no Google sobre esse tema entre os anos de 2020 e 2021 foi de 68,28%. Por isso, o primeiro passo para começar neste negócio é buscar conhecimento para se diferenciar da concorrência.

Os cursos de capacitação no mercado de gráfica rápida ajudam você a entender quais as demandas do mercado. Mesmo profissionais que já atuam neste segmento precisam de atualização sobre as tendências do setor gráfico, novas técnicas de design e avanços tecnológicos. 

Portanto, buscar capacitação pode garantir que você ofereça serviços de qualidade aos seus clientes.

Pesquisa e planejamento

Depois da capacitação inicial, é o momento de pesquisar o mercado de gráfico local para entender a demanda (clientes), os concorrentes e as tendências (serviços com maior potencial). 

Escolha dos serviços

Depois da pesquisa local, você vai conseguir identificar um nicho específico ou um serviço que você possa oferecer para se destacar investindo pouco. 

Podem ser serviços específicos, como impressão digital, cartões de visita, panfletos, adesivos, convites, entre outros.

Equipamentos básicos

Depois que você escolher os serviços, você vai procurar os equipamentos necessários para começar as primeiras entregas. Para uma gráfica rápida com baixo investimento, geralmente os equipamentos básicos são os seguintes:

  • Impressora a laser colorida de qualidade;

  • Computador com software de design gráfico (pode ser gratuito, como o GIMP e Inkscape);

  • Guilhotina para cortar papel;

  • Materiais de escritório, como papel, tintas, cartuchos de tinta, entre outros.

Marketing e identidade visual

Você já reparou como as gráficas utilizam cores vibrantes nas fachadas e em seus materiais promocionais? Por isso, é importante criar uma identidade visual atraente para sua gráfica, incluindo um logotipo, cores vibrantes e design de marca. 

As redes sociais são grandes aliadas para quem está começando. Por isso, use a internet para promover seus produtos e serviços. Você também pode criar um site simples, usar e-mail marketing e oferecer descontos iniciais para atrair os primeiros clientes.

Parcerias

Sabemos que quem começa com poucos recursos muitas vezes tem dificuldades em encontrar fornecedores e para atender clientes. Nesse momento, as parcerias são fundamentais, tanto para as compras quanto para a prestação de serviços.

Buscar  parcerias com fornecedores de papel, tintas e outros materiais de impressão pode ajudar a obter descontos e prazos de entrega mais rápidos. 

Gestão financeira

Manter um controle rigoroso das finanças desde o início é essencial para o sucesso do negócio. Isso significa estabelecer a precificação adequada dos serviços para cobrir os custos e obter lucro. 

Para uma boa gestão financeira, você pode começar com uma planilha ou usar  ferramentas de software de contabilidade simples para registrar despesas e receitas. O importante é manter as informações organizadas!

Atendimento ao cliente

Oferecer um excelente atendimento ao cliente não custa muito. Para um atendimento eficiente, responda rapidamente às perguntas e às solicitações dos clientes. A prontidão no atendimento leva à satisfação do cliente que pode dar boas referências.

Formalização

Embora muitas empresas atuem na informalidade para reduzir custos, formalizar a sua empresa vai passar uma imagem profissional e de credibilidade. 

A atuação no setor gráfico permite a formalização como Microempreendedor Individual – MEI, o que dá direito à emissão de nota fiscal e recolhimentos previdenciários. Assim, é possível prestar serviços para empresas ou profissionais autônomos que exijam nota fiscal.

Crescimento gradual

Muitos pequenos negócios começam na sala ou na área de serviço de casa para economizar com os custos iniciais de aluguel. Se este é o seu caso, procure deixar o ambiente com aspecto profissional, mantendo um fluxo de produção.

Conforme os pedidos forem crescendo, você pode expandir seus serviços e investir em equipamentos mais avançados, como uma impressora de grande formato, máquina de encadernação, entre outros.

Mais tarde, você também poderá optar por uma localização estratégica, de preferência próxima a escritórios, escolas ou áreas comerciais movimentadas. 

Avante Printer: parceria para sua empresa começar com o pé direito!

O sucesso de uma gráfica rápida está diretamente ligado à qualidade dos produtos e serviços que ela oferece, bem como à dedicação dos profissionais em atender às necessidades dos clientes. 

Por isso, para conseguir esse nível de excelência, independentemente do tamanho da empresa, é importante usar produtos e equipamentos de qualidade. 

A Avante Printer tem uma diversidade de produtos para comunicação visual, com os melhores preços de mercado e entrega para todo o Brasil. Tudo para sua empresa começar com o pé direito! Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!


×