Mercado editorial: desafios e oportunidades


O mercado editorial é o setor da economia que atua na produção e distribuição de livros, revistas e outras publicações, tanto impressas quanto digitais. 

Esse mercado envolve diversas atividades que vão desde a criação do texto, passando pela sua edição, divulgação, impressão, publicação e venda, oferecendo diversas possibilidades para o setor gráfico.

Porém, para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que o mercado editorial oferece, as gráficas precisam investir em profissionalização e qualidade. Esse é o tema do nosso artigo. Continue a leitura para saber mais sobre os desafios e as oportunidades do mercado editorial. 

O mercado editorial no Brasil

O mercado editorial está em crescimento no Brasil. De acordo com dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros – SNEL, no ano de 2022, foram vendidos 58,61 milhões de livros, gerando uma receita de R$2,54 bilhões, 8,33% maior que em 2021.

O processo editorial começa com a criação dos textos que são submetidos à avaliação das editoras que, por sua vez, analisam os manuscritos para determinar seu potencial comercial e literário.  

Depois que um manuscrito é aceito, o texto passa por etapas de edição e revisão e profissionais de design desenvolvem o projeto gráfico do livro. Todo esse material é formatado para impressão física e/ou publicação digital, com a escolha de fontes, testes de cores, layout, gráficos e imagens.

Se a editora e o autor entrarem em um acordo sobre as condições de publicação, eles celebram um contrato que inclui detalhes sobre royalties, direitos autorais, prazos e outros termos. 

Durante esse processo, os livros passam por campanhas de marketing e publicidade que visam divulgá-los e fomentar a sua pré-venda. 

Os livros digitais são preparados para distribuição online e os que serão impressos são enviados para uma gráfica. As editoras então distribuem os livros para livrarias, bibliotecas, varejistas online e outros canais de venda.

Oportunidades e desafios do mercado editorial

O crescimento do mercado editorial tem despertado o interesse de muitas gráficas. Entretanto, como esse setor é competitivo e bastante complexo, é preciso observar alguns pontos antes de oferecer esse serviço:

Qualidade de impressão

A qualidade é um ponto fundamental em qualquer material impresso. Entretanto, no mercado editorial, o público é ainda mais exigente. 

Por isso, a qualidade de impressão é essencial para a satisfação do leitor. Erros de impressão, cores inconsistentes ou páginas desalinhadas prejudicam a experiência da leitura e a confiança das editoras.

Cumprimento de prazos

Eventos como feiras e lançamentos são ocasiões importantes para a divulgação dos livros. Por isso, atrasar a entrega de um livro compromete as estratégias de divulgação, prejudicando seriamente as vendas. 

Sustentabilidade

A indústria gráfica precisa enfrentar o desafio de produzir com o mínimo de impacto ambiental. A escolha de materiais sustentáveis e práticas responsáveis de impressão são um pontos importantes que devem ser considerados.

Mudanças nas preferências do consumidor

Os livros digitais estão ganhando espaço, principalmente depois da pandemia. Por isso, investir na qualidade da impressão é fundamental para enfrentar a concorrência de outros meios de entretenimento digital. 

Impressão sob demanda: oportunidade para pequenas gráficas

É importante observar que o mercado editorial passou por transformações significativas com o advento da publicação digital e da autopublicação. 

Autores independentes agora têm a opção de publicar seus próprios livros, muitas vezes em formato digital, sem a necessidade de uma editora tradicional. Entretanto, muitos autores (e leitores) ainda preferem o livro impresso. 

A impressão de livros sob demanda é um modelo de negócios que permite a produção de cópias em pequenas tiragens, apenas quando são solicitadas pelo cliente. 

Esse modelo revolucionou a indústria editorial, tornando a publicação de livros mais acessível e flexível.  

Ao contrário da impressão em massa tradicional, em que grandes quantidades de livros são produzidas de uma só vez, a impressão sob demanda permite que os livros sejam impressos de acordo com as encomendas dos clientes. 

Como o volume de produção é menor, até gráficas pequenas podem atender às encomendas. Isso também é interessante para autores e editoras que podem evitar os altos custos iniciais associados à impressão em grande quantidade. 

Além disso, a impressão sob demanda tem um tempo de produção mais curto em comparação com a impressão em massa, permitindo que os clientes recebam seus livros mais rapidamente.

Como divulgar os serviços de impressão sob demanda?

Para trabalhar no nicho de impressão sob demanda é fundamental divulgar os serviços para atrair autores, editores e clientes em potencial. Vamos conhecer algumas formas de divulgação: 

Site profissional

Um site bem projetado e interativo destaca seus serviços, preços e opções de personalização como formato, encadernação, revestimento da capa, papel e cores de impressão do miolo.

Essas informações ajudam o cliente a entender o processo de impressão e visualizar como o livro ficará depois de pronto, o que faz toda diferença na hora de decidir. 

O site também é um espaço importante de divulgação das publicações, onde seus clientes podem deixar depoimentos e avaliações positivas. Assim, ao mesmo tempo em que divulgam seus trabalhos, os autores promovem a sua gráfica. 

Redes sociais

Autores e editores estão presentes nas redes sociais, por isso é importante que a sua gráfica estabeleça essa forma de comunicação, compartilhando regularmente informações sobre seus serviços, histórias de sucesso de clientes e atualizações do setor.

Marketing 

Fazer um trabalho de marketing eficiente, buscando autores e editores que podem se tornar clientes, é extremamente importante no mercado editorial. É possível identificar esses leads por meio de sua interação com o site e com as redes sociais, quando eles fornecem e-mail e celulares ou ligam para a sua empresa.

Construa uma lista de e-mails de clientes em potencial e envie newsletters regulares com informações sobre seus serviços, promoções e atualizações.

Parcerias estratégicas

Depois do trabalho de marketing, fica mais fácil estabelecer parcerias com autores, editoras, grupos de escritores e outros influenciadores do setor para promover seus serviços.

Participação em eventos e feiras do setor

As feiras de livros e outros eventos do setor, como conferências de escritores e eventos de publicação, são excelentes oportunidades para promover seus serviços e criar conexões com autores e editores.

Avante Printer: tudo para sua gráfica atuar no mercado editorial

Como vimos, para atuar no mercado editorial, as gráficas precisam unir a capacidade de execução à divulgação de seus serviços de forma eficiente. Além disso, é fundamental estar atento ao feedback dos clientes e aprimorar seus serviços continuamente.

A Avante Printer oferece soluções diferenciadas em manutenção de impressoras, bem como os mais variados tipos de tintas, inclusive ecológicas. Nossos contratos visam atender à necessidade de impressão de cada empresa de forma personalizada. Entre em contato e conheça nossos serviços!


×