Conheça o poder das embalagens sustentáveis

As embalagens sustentáveis oferecem uma série de benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para as empresas que as adotam. Por isso, oferecer embalagens sustentáveis pode ser uma excelente opção de negócio.

Neste artigo, vamos conversar sobre os principais benefícios dessas embalagens e como as gráficas podem oferecer esses produtos aos seus clientes. Gostou do tema? Então, continue a leitura e confira!

O que são embalagens sustentáveis?

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, cerca de um terço do lixo doméstico é composto por embalagens. Além disso, 80% das embalagens são descartadas após usadas uma única vez, sem que haja reciclagem. 

Os impactos ambientais gerados pela produção de embalagens têm sido um motivo de preocupação para os governos e a sociedade. Por isso, as empresas têm investido em produtos mais sustentáveis como uma forma de causar menos impacto ambiental e atrair a atenção dos consumidores mais conscientes.

As embalagens sustentáveis são projetadas e produzidas com o objetivo de minimizar seu impacto ambiental ao longo de seu ciclo de vida, que vai desde a fabricação até o descarte e, em alguns casos, a reutilização ou reciclagem. 

Essas embalagens são desenvolvidas com foco na redução do desperdício de recursos naturais, na redução da poluição e na promoção da conservação ambiental. 

Quais os benefícios das embalagens sustentáveis?

As embalagens sustentáveis são projetadas para minimizar o impacto no meio ambiente. Porém, a sua utilização traz outros benefícios para empresas e clientes. Vamos conhecer alguns deles:

Redução de custos

As embalagens sustentáveis usam menos materiais em sua fabricação, o que leva à economia de matéria-prima e à redução do uso de recursos naturais, como água e energia. Com isso, a empresa também reduz os seus custos de produção. 

Melhoria da imagem da marca

Empresas que adotam embalagens sustentáveis são vistas como socialmente responsáveis e preocupadas com o meio ambiente. Essas ações melhoram a imagem da marca e atraem consumidores que valorizam a sustentabilidade.

Atendimento às regulamentações

Em muitas regiões, existem regulamentações cada vez mais rigorosas relacionadas ao uso de embalagens e à gestão de resíduos. Embalagens sustentáveis ajudam as empresas a cumprir essas regulamentações.

Melhoria da relação custo-benefício a longo prazo

Embora a transição para embalagens sustentáveis possa envolver custos iniciais mais altos, a economia a longo prazo pode ser significativa devido à redução de custos de produção, eliminação de multas ambientais e economia de recursos.

Fidelização dos clientes

Muitos clientes estão cada vez mais preocupados com questões ambientais. Oferecer embalagens sustentáveis pode aumentar a sua satisfação e a sua fidelidade à marca.

Inovação e diferenciação

A adoção de embalagens sustentáveis pode ser uma fonte de inovação para as empresas, permitindo-lhes diferenciar seus produtos no mercado e atender às demandas dos consumidores por produtos mais ecológicos.

Redução de resíduos

Embalagens sustentáveis são projetadas para serem recicláveis, compostáveis (que estimulam a decomposição) ou reutilizáveis. Com essas características, é possível reduzir a quantidade de resíduos plásticos e de outros materiais descartados em aterros sanitários.

Economia de energia

As embalagens tradicionais costumam consumir mais energia por várias razões. Entre elas, estão a utilização de materiais mais pesados como plástico rígido e metais, que consomem uma quantidade significativa de energia em comparação com materiais mais leves, como papel ou plástico flexível. 

Menos poluição

O uso de materiais não recicláveis e a utilização de processos que envolvem a queima de combustíveis fósseis resultam em emissões significativas de gases de efeito estufa. Por isso, as embalagens tradicionais têm uma tendência a poluir mais em comparação às embalagens sustentáveis.

Em contrapartida, as embalagens sustentáveis são projetadas para minimizar esses impactos ambientais negativos, pois são feitas de materiais mais ecológicos, que são mais leves e eficientes em termos de recursos.

Como as gráficas podem produzir embalagens sustentáveis?

Visando um mercado em crescimento, a produção de embalagens sustentáveis pode ser uma alternativa importante ao faturamento da empresa. Entretanto, para conquistar esse mercado, as gráficas precisam utilizar materiais que promovem a produção responsável. Vamos conhecer alguns deles:

Papel reciclado

O papel reciclado é uma opção acessível para a fabricação dessas embalagens, pois utiliza papel recuperado de fontes pós-consumo ou pós-industriais. Isso ajuda a reduzir o corte das árvores e a quantidade de resíduos sólidos.

Papel kraft

O papel kraft é uma opção de embalagem natural e reciclável, resultante de uma polpa de madeira sem branqueamento. O uso desse material é muito frequente em sacolas de papel e caixas. 

Papelão ondulado

O papelão ondulado é uma escolha comum para caixas de transporte devido à sua resistência e durabilidade. Além disso, sua produção frequentemente ocorre a partir de materiais reciclados.

Plásticos biodegradáveis

Os plásticos biodegradáveis têm um processo de decomposição mais rápido que os plásticos tradicionais. Esse material é fabricado com materiais como ácido polilático (PLA) ou polímeros compostáveis.

Plásticos reciclados

Os plásticos reciclados, como o PET reciclado, são usados na fabricação de garrafas, embalagens e outros produtos. A reciclagem de plásticos ajuda a reduzir a demanda por petróleo bruto e a minimizar resíduos plásticos.

Tecidos reutilizáveis

Por serem materiais naturais resistentes, os tecidos reutilizáveis, como algodão orgânico, linho ou juta também são importantes insumos para a fabricação de embalagens sustentáveis.

Papel certificado pelo FSC (Forest Stewardship Council)

O papel certificado pelo FSC é proveniente de florestas gerenciadas de forma sustentável. Isso significa que o corte de árvores ocorre de maneira responsável, mitigando os danos às florestas.

Tintas à base de água

As tintas à base de água contêm menos compostos orgânicos voláteis (VOCs) que são prejudiciais à qualidade do ar. Por isso, elas são uma alternativa mais ecológica em comparação com tintas à base de solventes tradicionais.  

Esses e outros materiais, como o vidro e o alumínio por exemplo, são importantes na fabricação de embalagens sustentáveis. Porém, é importante ressaltar que a sustentabilidade das embalagens não depende apenas do material, mas também do design, da produção e do descarte adequado. 

Avante Printer: soluções sustentáveis para as suas embalagens

Como vimos, as embalagens sustentáveis oferecem uma série de benefícios, incluindo redução do impacto ambiental, economia de recursos, atendimento às regulamentações, melhoria da imagem da marca e satisfação do cliente. 

Para atender a essas demandas, a Avante Printer dispõe de uma linha de tintas eco solventes, com excelente desempenho, usadas na impressão de embalagens sustentáveis. 

Além disso, nossa Precision Cut, uma plotter de recorte de alta eficiência, faz cortes precisos, o que permite a economia de recursos e de energia, ideal para quem atua nos ramos de decoração, brindes, automotivos e comunicação visual.

A Avante Printer tem soluções sustentáveis para as suas embalagens. Entre em contato e confira!

×