Tendências gráficas para 2024: o que esperar de um ano eleitoral?

À medida que avançamos em 2024, as tendências gráficas ficam mais evidentes e a comunicação visual enfrenta uma revolução marcada por inovações e criatividade. A Avante Printer, com sua vasta experiência, está sempre de olho na transformação que ocorre a cada ano e implementa as principais em seu dia a dia. 

Separamos as principais tendências que moldarão o setor de comunicação visual em 2024. Confira!

Principais tendências da comunicação visual em 2024.

Veja abaixo o que estará em alta ao longo desse ano em comunicação visual:

  1. Personalização Avançada: Nesta era da personalização, estratégias de comunicação visual devem ser adaptadas para criar experiências únicas para os clientes. Em ano eleitoral, a personalização será um diferencial e algo marcante nas divulgações;

  2. Integração de Realidade Aumentada: O uso de realidade aumentada em publicidade é uma tendência crescente;

  3. Sustentabilidade em Foco: O compromisso com práticas sustentáveis não é apenas bom para o planeta, mas também é cada vez mais importante para os consumidores. A Avante Printer está comprometida em utilizar processos sustentáveis em todos os nossos serviços;

  4. Soft Signage e Sinalização Flexível: O uso de soft signage está em ascensão devido à sua versatilidade e impacto visual;

  5. OOH (Out of Home) Inovador: A mídia externa está evoluindo rapidamente, com formatos cada vez mais criativos e interativos. 

Tendências gráficas em grandes formatos

Ao falar em produção gráfica de grandes formatos logo vem em mente os materiais de PDV como sinalização, banners, displays e móbilesAfinal, a impressão em grandes formatos é muito utilizada nos projetos de comunicação visual no ponto de venda, principalmente, por conta da agilidade do processo digital e da relação custo benefício.

A grande demanda por esse tipo de impressão faz com que o mercado continue sempre inovando em tecnologia para apresentar soluções, cada vez mais, surpreendentes.

Diversificação e Personalização de Produtos

Num mercado cada vez mais competitivo, diversificar seus produtos e serviços é a chave para atender às demandas que surgem nesse universo em constante mudança.

Empresas de comunicação que trabalham com impressão solvente, podem passar a trabalhar também com sublimação.

Estamparias que trabalham com sublimação podem diversificar, oferecendo peças personalizadas estampadas com impressão direta no tecido. Além disso, dá para fazer copos, garrafas e outros brindes personalizados.

Quem trabalha com impressão fotográfica pode diversificar, imprimindo painéis e quadros.

Gráficas de materiais impressos podem oferecer impressões de rótulos e etiquetas sob demanda, com menores tiragens, com impressoras de rótulos digitais. Portanto, opções de diversificação de negócios de impressão não faltam. Basta ser criativo e olhar o mercado com mais atenção.

Em um ano eleitoral, por exemplo, dá para explorar muito o mercado. Sua gráfica pode oferecer um leque de produtos, imprimindo com qualidade e também fazendo os serviços de sublimação. Afinal, personalizados estão em alta!

Outro item que fará muito sucesso é o Wind Banner. Além de moderno, está em alta e chama a atenção do público. 

Criatividade do fornecedor

 

Para atender a demanda, os fornecedores especializados em grandes formatos também estão inovando o portifólio. Uma das novidades são as aplicações de backlight com LED no PDV. Afinal, isso torna os painéis cada vez mais finos e delicados e com menor geração de calor. Com a iluminação de LED vindo de dentro da estrutura metálica, por trás da lona ou backfilm, a comunicação ganha mais evidência e melhor acabamentos. Além disso, a utilização de corte a laser ou router para o acabamento dos materiais de ponto de venda também são outra tendência observada, principalmente na decoração de vitrines.

As novas tecnologias permitem fugir da mesmice e criar projetos diferenciados no ponto de venda. Para isso, é necessário equipamentos eficientes, que darão o suporte necessário para uma conclusão de trabalho impecável. 

Novidades à vista

A tecnologia digital está movimentando o mercado de impressão gráfica e com isso, a integração entre mídias digitais e as impressões estão andando juntas. 

Essa também é a expectativa das empresas de comunicação visual. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Censo Fespa, mais de três quartos dos consultados esperam que a sinalização digital cause impactos nos negócios de grande formato num futuro próximo. 

Contudo, 36% dos entrevistados afirmaram que essas tecnologias já fazem parte do negócio e 31% planejam oferecer soluções de sinalização digital nos próximos 12 meses. 

Vale lembrar que essas novas tecnologias também podem aumentar o faturamento das gráficas no período eleitoral.

2024, o ano eleitoral

As eleições municipais de 2024 ocorrerão apenas em outubro, mas o calendário eleitoral já começou a valer desde a virada do ano. Portanto, atentar-se às tendências e inovações para aprimorar os seus serviços é essencial para prestar um serviço de excelência . 

 

Conte com a Avante Printer para deixar o seu equipamento pronto para uso. A nossa equipe é conhecida por ter um atendimento impecável e qualidade única em seus serviços. Além  disso, sempre acompanhamos as principais tendências para orientar nossos clientes da forma correta, para que eles evoluam e tenham sucesso.

 
×