Impressão digital e a precisão de reprodução das cores

A impressão digital ganhou grande espaço no mercado e a tendência é aumentar. No passado, a reprodução de cores era uma tarefa que demandava habilidades visuais aguçadas, o que resultava em processos imprecisos. Mas, com a chegada dessa nova técnica, o processo se tornou mais simples e objetivo, possibilitando a obtenção de imagens de alta resolução e cores sem limitações em uma variedade de superfícies, desde papel até plástico, madeira e aço. A utilização de equipamentos de aferição da impressão tornou possível analisar os resultados de forma técnica, eliminando a subjetividade na comparação das impressões e auxiliando em projetos personalizados de impressão.

Essa evolução abriu portas para novas possibilidades no design, permitindo a impressão de variações sutis de cores sem comprometer as características do material final e possibilitando a reprodução precisa de imagens. Veja, então, como ter a precisão de cores na impressão digital, através do conhecimento da Avante Printer. impressão digital, tintas, venda de impressoras, manutenção e serviços para impressoras de grande formato 

Por que as cores podem variar em uma impressão?

Você pode se perguntar: como as cores podem sair “diferentes” na impressão? Os sistemas de impressão têm variações. Afinal, existem diferentes tipos de cabeças e diversas capacidades de ancoragem. A absorção e a reflexão das cores também mudam dependendo do material a ser impresso (papel, plástico, tecido, etc.). Existem ainda as características físicas e ópticas das tintas e os tipos de calibrações utilizados para cada processo. Tudo isso precisa ser controlado no gerenciamento de cores.

Em outras palavras, as configurações podem variar dependendo se estamos falando de uma impressão digital, impressão têxtil ou impressão de grandes formatos. No entanto, o gerenciamento de cores é essencial em todos os casos. Portanto, o GC é importante em qualquer tipo de impressão que possa ser comparada com qualquer outra referência da marca.

O gerenciamento de cores precisa ser sempre personalizado?

Com tantos detalhes, pode parecer que para cada impressão é necessário um gerenciamento de cores personalizado. Porém, isso não é uma regra. Existem casos em que a utilização de padrões gerais e estabelecidos é suficiente para atender aos requisitos. O gerenciamento de cores específico é necessário quando os padrões comuns não são suficientes para alcançar os objetivos pretendidos.

Por isso, é importante o conhecimento técnico na tomada de decisões. A escolha do caminho precisa ser baseada em testes, análises ou em conhecimentos prévios e validados por similaridade. A Avante conta com um corpo técnico e de vendas especializado para atender toda e qualquer demanda. O gerenciamento de cores é uma atividade ampla e composta de muitos detalhes, no entanto, criou-se um senso comum de que apenas uma calibração de máquina e criação de um perfil seja suficiente como resposta. Mas isso é um erro. O fracasso resultante dessas simplificações contribui para que profissionais do setor não reconheçam a eficiência do GC.

Principais dicas para um gerenciamento de cores correto

Veja algumas dicas importantes para acertar no gerenciamento de cores e obter os resultados desejados na impressão digital

·Consultar a Avante Printer  

Capacitar a equipe operacional tecnicamente e obter apoio dos gestores ou proprietários do negócio é essencial. Na Avante Printer, este processo é rotina no dia a dia da empresa 

·         Escolher as ferramentas técnicas adequadas para o processo e os objetivos.

·         Nunca adotar tecnologias apenas porque concorrentes ou conhecidos as adotaram.

·         Padronizar os insumos e contar com um fornecedor sério e comprometido em manter a estabilidade dos produtos entregues.

·         Definir os processos com riqueza de detalhes e objetividade.

·         Manter os requisitos de estabilidade dos insumos, calibração periódica e manutenção adequada dos equipamentos, revisão periódica e corretiva dos parâmetros de trabalho e, por fim, medição dos resultados e tratamento contínuo dos desvios.

 

Vale ressaltar que, embora as vantagens sejam enormes, muitos profissionais do setor ainda negligenciam essa etapa ou não sabem exatamente como fazer o gerenciamento de cores corretamente. 

×