Placa eletrônica: consertar ou comprar uma nova? Veja a solução!

A dúvida sobre placa eletrônica é uma questão que envolve não só as impressoras, mas qualquer tipo de tecnologia. Quando algo dá erro, algo se quebra, vale a pena consertar ou comprar um aparelho?

Falando apenas das máquinas de impressão, iremos analisar o que deve ser pensado e colocado na balança na hora de escolher qual opção sua empresa deve seguir. Veja.

Valor da manutenção de uma Impressora

O primeiro fato a ser analisado é o valor final da manutenção. Dependendo do preço, o reparo pode ou não ser uma boa escolha. E como medir isso?

Simples, pesquise o preço da possível impressora que irá comprar caso opte por se desfazer de vez da sua antiga. Com o valor em mãos, descubra quanto é 60% deste valor. Descobriu? Pronto! Se o valor da manutenção superar estes 60%, não vale a pena investir em um novo aparelho. Agora, se forem números inferiores, vale, e muito, o reparo.

Cartuchos novos

Outro ponto financeiro a ser considerado é saber se sua empresa tem orçamento para manter os modelos de cartuchos das novas impressoras, que vêm com menos tinta e são mais caros.

Há de se pesar o custo que este material impactará na finança do seu negócio. Se, ao colocar no papel, você notar que não vale a pena manter um aparelho novo, por enquanto, então a opção pela assistência técnica é a mais válida.

Modelo da impressora

Já escutou a frase “panela velha é que faz comida boa”? Pois então, este é o caso de algumas impressoras mais antigas. Se você notar que a sua máquina é resistente e econômica, o conserto seja uma opção boa.

Isso porque provavelmente o modelo novo, por melhor que seja sua tecnologia, pode ser pior do que o modelo antigo. Por isso, faça esse estudo e descubra se sua impressora é ou não mais econômica e resistente que o seu modelo mais novo.

Alternativa à compra de impressora nova

Se você chegou até aqui ainda com dúvida, ou pior, com a conclusão que, talvez, nenhuma das duas opções valham a pena, fique sossegado. Nós temos uma terceira opção: outsourcing de impressão.

As outsourcings de impressão nada mais são do que empresas que prestam o serviço de aluguel de impressoras. Elas são contratadas por um determinado período de tempo e oferecem à contratante a impressora mais nova do mercado.

E por que ela é uma alternativa à assistência técnica e à compra?

Pelo simples fato dela custear todos os materiais, como cartuchos, e a manutenção do aparelho. Se a impressora quebrar – e estiver firmado em contrato -, a empresa de aluguel substitui a máquina do seu negócio até o conserto ficar pronto. E melhor: caso alguma impressora mais nova seja lançada, a outsource troca a impressora da empresa contratante para esse modelo mais recente.

terceirização de impressoras vem se tornando cada vez mais escolhida por empresários pela simplicidade do negócio e um custo relativamente igual ou até mais barato que investir em uma impressora própria. Sem contar que não terá dores de cabeça com manutenção e outros problemas parecidos, como consertar a placa eletrônica.

 

Enfim, todas as opções foram dadas, agora basta você analisar com calma qual situação se encaixa melhor no seu contexto e na realidade atual da sua empresa e fazer a melhor escolha possível.