Importância do perfil de cor na impressão digital

Sabe quando realizamos a impressão de algum material e a cor impressa é totalmente diferente da cor que vimos no monitor? Essa diferença acontece porque a maioria dos dispositivos digitais possui maneiras distintas de realizar a interpretação das cores, ocasionando uma diferença nas cores no resultado final.

Para evitar essa desigualdade nas cores, alguns cuidados podem ser tomados, entre elas a criação de um perfil de cor, que se tornou um item indispensável para grandes empresas de comunicação visual que prezam qualidade e fidelidade de cor em suas criações.

Quer saber mais sobre a importância do perfil de cor e os principais benefícios que essa ferramenta pode trazer para os seus trabalhos de impressão digital? Confira a seguir todos os detalhes e benefícios que a utilização de um perfil de cor pode trazer para as suas impressões digitais.

O que é um perfil de cor e qual a sua importância para os trabalhos de impressão digital?

Se você trabalha com comunicação visual, certamente já recebeu clientes exigindo alta fidelidade de cores na impressão dos seus projetos digitais. Criado para ser uma solução para a impressão de arquivos com alta qualidade e fidelidade de cores, o perfil de cor é um arquivo que se tornou indispensável para empresas no ramo de comunicação visual e impressão digital, pois é através de sua aplicação que se torna a configuração das cores durante impressão de arquivos digitais.

Essa diferença tão perceptiva na cor acontece porque quando enxergamos um arquivo de imagem em um monitor, ele está sendo visualizado através do sistema de cores RGB, enquanto a sua impressora trabalha com o sistema CMYK de cores para realizar a impressão. Além disso, quando visualizamos uma imagem em um monitor, ela está sendo visualizada de maneira não-absoluta, visto que os monitores apresentam configurações distintas entre si, com brilho e contraste alternados. Sabendo que as cores do sistema RGB não podem ser reproduzidas no sistema CMYK, o arquivo impresso pela sua impressora não será fiel às cores vistas em seu monitor.

O perfil de cor surge para solucionar essa diferença de tons, realizando uma análise nas configurações das cores, identificando quais possuem perfil RGB e ajustando especificamente cada tom da imagem. Com esse processo finalizado e o arquivo 100% adaptado, o resultado impresso tende a ser extremamente próximo do tom visualizado no monitor.

Cuidados e fatores que influenciam a qualidade do perfil de cor

Com o perfil de cor devidamente configurado e instalado em seu equipamento, você já está pronto para realizar impressões com cores fieis aos do arquivo digital, porém apenas ele não garante que o resultado será o desejado. Existem alguns cuidados e pontos que você deve se atentar para garantir que todas as cores tenham fidelidade quando comparadas com o arquivo original:

  • A tinta utilizada para impressão: as tintas para impressão digital possuem algumas diferenças entre si, com variações de tons e composições diferentes que variam de marca para marca. É importante atentar-se na hora de escolher qual tinta utilizar, uma vez que tintas de baixa qualidade podem trazer tonalidades diferentes e até mesmo comprometer o seu equipamento.

  • A impressora utilizada: os modelos de impressora variam muito entre si, com diferentes características e especificações cada. O mesmo arquivo impresso em impressoras diferentes certamente possuirá algumas variações de tonalidade e o perfil de cor deverá ser configurado de acordo com a impressora utilizada.

  • O papel e o substrato utilizado: a textura e o branco de papeis e substratos influenciam diretamente no resultado final da impressão. Como por exemplo, se o papel escolhido pelo cliente possuir uma tonalidade mais amarela, certamente o resultado final da impressão possuirá uma tonalidade diferente, independente do perfil de cor.

Realizar trabalhos com qualidade de impressão e alta fidelidade de tons e cores é essencial para conquistar e fidelizar mais clientes, e se tratando de um mercado crescente e com um público cada vez mais exigente, investir em equipamentos e materiais que agreguem valor ao seu produto é indispensável para continuar crescendo e de maneira diferenciada em relação aos demais concorrentes no mercado.

A Avante Printer é especialista em colorimetria e, portanto, apresenta resultado de excelência quando o assunto é reproduzir as cores nas tonalidades certas. Confira mais aqui.